Enquanto isso no blog ao lado...

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Virundum próprio

Depois de muito tempo sem tomar ritalina isso sempre acontece... Os posts vão rareando, rareando e, de vez em quando, eu lembro que tenho um blog que não é o de cinema, onde posso postar tudo que me vem à cabeça.

Hoje alguma coisa me fez lembrar de um virundum - quando a gente escuta uma música, acha que sabe a letra e canta uma coisa completamente diferente sem a menor noção do que está realmente sendo dito - que marcou a minha história.
Sei lá porque, mas de noite a minha filha estava rindo no quarto e eu perguntei o que era, ela disse que estava em uma comunidade do Orkut onde as pessoas contavam as letras de música completamente diferentes do que eram no original.
A idéia já estava na cabeça e aquilo mais parecia um sinal de "escreva!"

Vamos à história:
Estávamos eu e minha filha voltando da escola dela quando começa a tocar no rádio a mais nova música dO Rappa. Todo mundo sabe que se existe uma música boa para a gente entender errado o que o cara diz, ela tem grandes chances de ser do Falcão, o vocalista da banda O Rappa.
Enchi a boca para cantar o refrão, que era a única parte que eu conhecia da música:

- ♫Arte Yemambáaaa...

- O que, mãe?
- Arte Yemambá, filha...

Falei com tanta segurança que ela ficou por alguns segundos com o olhar meio perdido, possivelmente pensando que cantava errado, mas querendo saber o porquê daquilo.

- ...É uma arte indígena muito antiga.

Na explicação, devo ter vacilado em algum momento, pois ela explodiu numa sonora gargalhada.

- Que é? Vai dizer que você entende o que ele está cantando?
- Atirei-me ao mar?
- Ah...

E fiquei eu com cara de tacho, olhando para frente e querendo chegar logo em algum lugar para esquecer daquilo. Mas a história rodou a família, os amigos e virou até toque de celular para as minhas chamadas...

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Todos os textos estão licenciados sob uma Licença Creative Commons.